Gato Sphinx
Olá Gateiras e (os) hoje estou aqui pra falar sobre uma raça de gato, o Sphinx mais conhecido como o Gato sem pelo .
Eu sou apaixonada por essa raça, eu queria muito ter um, mas essa raça de gato é muito cara, eu estava pesquisando e um filhote custa em média de 3,000 a 3,500 reais, meio puxado não é mesmo....
Pra você que também gosta dessa raça de gato, segue um testo que conta um pouquinho desse belo Gato !
Descendentes de gatos de pêlo curto sem pedigree - ou seja, dos famosos vira-latas, os sphynx são gatos muito curiosos pelas características que exibem. Muito semelhantes aos gatos pelados mexicanos (raça atualmente extinta), diferenciam-se desses "primos" por não apresentarem crescimento de pêlos no inverno e, geralmente, pela ausência de bigodes.
Ao contrário do que se verifica com a maioria dos gatos, os representantes desta raça não possuem o faro muito apurado. Em compensação, a sua visão é extremamente privilegiada. Além de serem dotados de excelente visão noturna, como todos os felídeos, os olhos dos sphynx são implantados para trás, permitindo-lhes um campo de visão mais amplo.
Alguns estudiosos não admitem o reconhecimento da raça, porque consideram ser a ausência de pelagem uma característica recessiva, tratando-se de uma anomalia e não de uma mutação. No entanto, o surgimento de gerações peladas é comum não apenas em gatos, mas também em ratos e camundongos e, desde a descrição do primeiro sphynx, em 1966, gerações sucessivas vêm apresentando características idênticas às da matriz, o que constitui um argumento favorável aos criadores da, raça.
Ao nascerem, apresentam uma camada de pêlos finos, curtos e esparsos, principalmente na cabeça, que têm a aparência de veludo. Essa pelagem cai antes que os animais atinjam seis meses de idade.
De acordo com o padrão oficial, os sphynx têm orelhas triangulares, largas na base e com ponta arredondada, focinho chato e fino, pernas e patas fortes com pêlos na parte traseira e, quando em marcha, não mostram rugas no corpo. As marcas no peito são uma "impressão digital": cada gato exibe marcação diferente. São três as variedades:
• nos animais brancos - na verdade, cor de creme a cor deve ser uniforme, ligeiramente mais clara no ventre e na parte interna das patas, só sendo admitidas manchas brancas no umbigo e mamilos e um tom levemente rosado no pescoço. A cauda termina em ponta, coberta por poucos pêlos;
• os gatos marrom e branco apresentam olhos um pouco esverdeados e a "capa" que recobre a cabeça, o dorso e as partes externas pode apresentar falhas, mostrando listras brancas irregulares nas patas;
• os gatos preto e branco apresentam "cauda de leão": na extremidade, são dotados de urna camada de pêlos relativamente mais compridos, formando um pompom alongado.
Nos gatos coloridos, os dedos são sempre despigmentados, exibindo claro contraste com o restante das patas.
Os sphynx são muito apegados aos donos, demonstrando ciúme na presença de estranhos. Exigem companhia constante e são muito ativos. O ideal é manter mais de um animal, sendo que dois machos convivem melhor do que um casal ou duas fêmeas (que costumam competir por territórios).
Também é comum que se apossem de determinados objetos, como almofadas, poltronas, etc. Por isso, é conveniente ensiná-los desde filhotes os locais em que devem comer e dormir, as áreas da casa em que podem transitar o os objetos com que podem brincar, para evitar as "apropriações indébitas".
Os sphynx são extremamente prolíferos, gerando ninhadas de oito a dez filho- tes. As fêmeas jovens podem ter até três crias no mesmo ano. Aparentemente, o cio induzido (quando uma gata entra no cio, estimula o cio em outras fêmeas) é mais comum entre os sphinx do que nas demais raças.
A mãe cuida da ninhada até o desmame, quando é comum tentar expulsar os filhotes machos. Deve-se observar com cuidado a aproximação do pai, porque, algumas vezes, por ciúme, ele agride os recém-nascidos. Os gatinhos são muito curiosos, começando a explorar o ambiente já com sete dias de vida.
Patricia, foi uma pena eu não ter lido esse texto antes, senão eu saberia como educar os meus gatos rsrsr. Leia estes dois textos: http://ajcardiais.blogspot.com.br/p/cronicas.html
ResponderExcluirOlá Boho Love, obrigada pela visita, e obrigada por dar a sugestão, eu particularmente não sabia, se vc quiser compartilhar a foto de seu gatinho aqui no blog, entre em contato comigo, será um prazer pra mim ! e parabéns pelo ato da adoção, adotar é tudo de bom ! Bjs
ResponderExcluirSão lindos,amei!!
ResponderExcluirBoa noite.
Oi Nelma, obrigada pela visita, seja bem vinda !
ExcluirRealmente são lindos ! Bjs
Eu tenho 7 gatos, verdade Patricia são 7 e me dá um baita trabalhão,mais eu amo esses felinos, a mais velha tem 12 anos e é minha diversão, bjs bjs
ResponderExcluirhttp://crismaria2013.blogspot.com.br/
Oi Cris, fico feliz com sua visita, seja bem vinda !
ExcluirEu tbm tenho paixão por felinos, os meus são 4 e já dão um trabalhão rsrsr eles vivem disputando tudo, desde a espaços como carinho e atenção, mas amo muito tudo isso Bjs
Oi linda! O seu cantinho é show!! Na verdade eu não tenho gatos mas dou assistência a alguns gatos de rua que se alimentam e dormem no pátio da minha casa. Não os adoto porque tenho cães , já estou em idade avançada e temo não dar conta. Mas tento ajudá-los de alguma maneira.
ResponderExcluirabraços