16 novembro 2012

0

O gato

                                                                                                                                                     
Gato
Collage of Six Cats-02.jpg
Estado de conservação
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Carnivora
Família:Felidae
Género:Felis
Espécie:F. silvestris
Subespécie:F. silvestris catus
Nome trinomial
Felis silvestris catus
(Linnaeus, 1758)

O Gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano, ou doméstico, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais como roedores, pássaros, lagartixas, e alguns insetos.

A primeira associação com os humanos da qual se tem notícias, ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do Paleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre galhos das árvores. A evolução do gato deu origem ao Dinictis, espécie que já apresentava a maior parte das características presentes nos felinos atuais. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.

O gato doméstico foi denominado Felis catus por Carolus Linnaes na sua obra Systema Naturae, de  1798 Johann Cristian Daniel von Schreber chamou de Felis Silvestris, o gato selvagem em 1775. Desse modo os gatos caseiros são considerados uma das sub-espécie do gato selvagem. Não é comum, aliás, o cruzamento entre gatos domésticos e selvagens, formando espécie híbridos.
Pelas regras de prioridade do código internacional de Nomenclatura Zoológica, o nome das espécies domésticas deveria se Felis catus. No entanto, na prática, a maioria dos biólogos utilizam Felis silvestris  para as espécies selvagens e Felis catus somente para as formas domesticadas, Na opinião n: 2027, publicada no volume 60 ( Parte 1) do Bulletin of Zoological  Nomenclature ( 31 de março de 2003, a comissão internacional de Nomenclatura  Zoológica confirmou a utilização de felis silvestris para denominar o gato selvagem e Felis silvestris catus para as sub-espécies domesticadas, se esta for considerada uma especie separada.
Johann Christian Polycarp Eexleben denominou o gato doméstico de Felis domesticus em suas obras Anfangsgrunde der Naturlehre e Systema regni animalis, de 1777. Este são nomes científicos válidos segundo as regras do código internacional de Nomenclatura Zoológica.

Existem cerca de 250 raças de gato doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia ás superstição, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes, contos de fadas. Entre suas mais conhecidas apresentações, estão os gatos, Tom, Frajola, Gato Félix, Gatos de Botas Garfield.

Informação e imagem retirada de: Wikipédia



                                               

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014