17 novembro 2012

0

Evolução das raças e domesticação

Os gatos-domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos-selvagens africanos o que faz com que estes possuam diversas características em comum com grande felinos selvagens, como o hábito de caminhar silenciosamente almofadas plantares, as avançadas técnicas caça e as presenças de unhas retráteis, No entanto, cruzamentos entre diferentes espécies os tornam menores e menos agressivos aos humanos, atendendo assim ao objetivo de se criar um animal de porte pequeno, capaz de caçar roedores e viver nas mesmas habitações que os homens.

Miacis, o mais antigo ancestral dos gatos conhecido atualmente.

O seu mais antigo ancestral e conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, animal que já possuía a maior parte das características presentes no felino atuais.



Dinictis: um dos primeiros felinos.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos-domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África até alcançar as terras onde atualmente está o Egito. Inclusive, foram os os egípicios o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e estimação.

Domesticação:
Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9.500 anos atrás e foram encontrados na ilha Chipre.
Quando as populações humanas deixaram de ser  nômades, a vida das pessoas passou a depender substancialmente da agricultura. A produção e armazenamento de cereais, porém, acabou por atrair roedores. Foi nesse momento que os gatos vieram fazer parte do cotidiano do ser humano. Por possuírem um forte instinto caçador, esses animais espontaneamente passaram a viver nas cidades e exerciam uma importante função na sociedade: eliminar os ratos e camundongos, que invadiam os silos de cereais e outros lugares onde eram armazenados os alimentos.

Informação e imagens retirada de: Wikipédia


                                                

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014