24 dezembro 2012

0

Cuidados com animais domésticos durante as festas de final de ano


Nossos animais sofrem muito com as festas de fim de ano, aqui vai algumas dicas de cuidados durante as festas.

Enfeites natalinos, viagens, encontros, festas. As festividades do final do ano são vividas geralmente por toda a família, o que inclui também os cães e gatos, claro. Mas, como tudo o que envolve uma guarda responsável, é preciso tomar alguns cuidados para que eles não sofram, seja com o barulho dos fogos de artifícios de final de ano, os excessos de restos da ceia do natal ou a fiação da decoração natalina. Veja como ajudar os peludos a passar por este período de festas.
Fogos de artifícioO barulho das explosões deixa os animais apavorados e o risco de fuga aumenta nesta época. Para amenizar a situação, o veterinário Márcio Silva, sugere que os tutores coloquem pequenos tampões de algodão no ouvido dos bichinhos, com todo cuidado para não exagerar. Outra sugestão é mantê-los em lugares calmos, como quartos com ar-condicionado, por exemplo, durante os fogos. “Geralmente, o animal corre para algum lugar para se esconder. Então, se eles forem para um lugar seguro, com embaixo da cama, podem deixá-lo lá”, explica. Caso o animal tiver algum tipo de fobia, é necessário que procure um especialista em comportamento animal para prescrever um calmante, se necessário. É importante ter algum dos tutores com o animal  durante o momento dos fogos, isso dá a ele uma sensação de segurança.
Identificação O barulho dos fogos de artifícios e as agitações das festas podem levar o bichinho a fugirem de casa. Portanto, a identificação é algo de extrema importância para esses momentos. O uso de correntinhas presas com plaquinhas com o nome do animal e do tutor, e o telefone para contato, é uma medida simples, mas que é fundamental para o ter o animal de volta em casa.

EnfeitesPor curiosidade, muitos animais, principalmente os filhotes, adoram ‘brincar’ com os enfeites natalinos, como bolinhas em cores vibrantes. Portanto, os tutores devem preferir as cores neutras em seus enfeites, além de colocá-los em lugares que não estejam ao alcance do bichinho. Se, por acaso, ele ingerir um desses, é importante que se leve imediatamente a uma cínica veterinária de emergência.“Estas situações geram obstrução ou perfuração no sistema digestivo. Por isso, o tutor deve sempre ficar atento aos passos do cão/gato”, afirma Dr. Marcio.
Pisca-pisca
Queimaduras ou choques elétricos podem ser evitados com medidas simples, como deixar os fios em lugares altos. O cuidado deve ser redobrado, principalmente, com filhotes de gatos, pois eles são muito brincalhões e esses objetos sempre os atraem.
Ceia só para animal humanoComo as comidas dessa época são bastante gordurosas, não se deve oferecer nenhum tipo de alimento consumido nas ceias aos animais. O ideal é que seja reservado um local próprio para o seu bichinho fazer a própria “ceia de Natal” dele, com a sua ração ou, no caso do tutor desejar, um alimento diferente mas exclusivamente produzido para o peludo.“Lembre-se de pedir às suas visitas que não ofereçam comida a eles”, lembra o veterinário.
Viagens de carroO tutor que for passar o Natal ou o Réveillon fora da sua cidade e puder levar o animal junto no carro, não tem problema. Se a viagem for longa, mais de 2h, é necessário que o animal esteja em jejum alimentar por pelo menos duas horas antes da viagem. É importante, também, fazer paradas para que ele possa urinar e beber água e estar sempre com os documentos do animal, assim como os seus.
Hotéis para animaisSão excelentes opões para quem não pode levar o animal para o passeio, mas o tutor tem de conhecer bem o local onde for deixá-lo. Além disso, é importante ficar atento, e ter as vacinas em dia, além de deixá-lo com uma coleira anti-carrapatos, para evitar a contaminação por parasitas. “Em caso de animais que estejam em tratamento, o hotelzinho não é boa opção. O melhor é deixá-lo com algum familiar”, explica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014