04 janeiro 2014

7

Gato Sphinx

Gato Sphinx


Olá Gateiras e (os) hoje estou aqui pra falar sobre uma raça de gato, o Sphinx  mais conhecido como o Gato sem pelo .

Eu sou apaixonada por essa raça, eu queria muito ter um, mas essa raça de gato é muito cara, eu estava pesquisando e um filhote custa em média de 3,000 a 3,500 reais, meio puxado não é mesmo....

Pra você que também gosta dessa raça de gato, segue um testo que conta um pouquinho desse belo Gato !

Descendentes de gatos de pêlo curto sem pedigree - ou seja, dos famosos vira-latas, os sphynx são gatos muito curiosos pelas características que exibem. Muito semelhantes aos gatos pelados mexicanos (raça atualmente extinta), diferenciam-se desses "primos" por não apresentarem crescimento de pêlos no inverno e, geralmente, pela ausência de bigodes.
Ao contrário do que se verifica com a maioria dos gatos, os representantes desta raça não possuem o faro muito apurado. Em compensação, a sua visão é extremamente privilegiada. Além de serem dotados de excelente visão noturna, como todos os felídeos, os olhos dos sphynx são implantados para trás, permitindo-lhes um campo de visão mais amplo.
Alguns estudiosos não admitem o reconhecimento da raça, porque consideram ser a ausência de pelagem uma característica recessiva, tratando-se de uma anomalia e não de uma mutação. No entanto, o surgimento de gerações peladas é comum não apenas em gatos, mas também em ratos e camundongos e, desde a descrição do primeiro sphynx, em 1966, gerações sucessivas vêm apresentando características idênticas às da matriz, o que constitui um argumento favorável aos criadores da, raça.
Ao nascerem, apresentam uma camada de pêlos finos, curtos e esparsos, principalmente na cabeça, que têm a aparência de veludo. Essa pelagem cai antes que os animais atinjam seis meses de idade.
De acordo com o padrão oficial, os sphynx têm orelhas triangulares, largas na base e com ponta arredondada, focinho chato e fino, pernas e patas fortes com pêlos na parte traseira e, quando em marcha, não mostram rugas no corpo. As marcas no peito são uma "impressão digital": cada gato exibe marcação diferente. São três as variedades:
• nos animais brancos - na verdade, cor de creme a cor deve ser uniforme, ligeiramente mais clara no ventre e na parte interna das patas, só sendo admitidas manchas brancas no umbigo e mamilos e um tom levemente rosado no pescoço. A cauda termina em ponta, coberta por poucos pêlos;
• os gatos marrom e branco apresentam olhos um pouco esverdeados e a "capa" que recobre a cabeça, o dorso e as partes externas pode apresentar falhas, mostrando listras brancas irregulares nas patas;
• os gatos preto e branco apresentam "cauda de leão": na extremidade, são dotados de urna camada de pêlos relativamente mais compridos, formando um pompom alongado.
Nos gatos coloridos, os dedos são sempre despigmentados, exibindo claro contraste com o restante das patas.
Os sphynx são muito apegados aos donos, demonstrando ciúme na presença de estranhos. Exigem companhia constante e são muito ativos. O ideal é manter mais de um animal, sendo que dois machos convivem melhor do que um casal ou duas fêmeas (que costumam competir por territórios).
Também é comum que se apossem de determinados objetos, como almofadas, poltronas, etc. Por isso, é conveniente ensiná-los desde filhotes os locais em que devem comer e dormir, as áreas da casa em que podem transitar o os objetos com que podem brincar, para evitar as "apropriações indébitas".
Os sphynx são extremamente prolíferos, gerando ninhadas de oito a dez filho- tes. As fêmeas jovens podem ter até três crias no mesmo ano. Aparentemente, o cio induzido (quando uma gata entra no cio, estimula o cio em outras fêmeas) é mais comum entre os sphinx do que nas demais raças.
A mãe cuida da ninhada até o desmame, quando é comum tentar expulsar os filhotes machos. Deve-se observar com cuidado a aproximação do pai, porque, algumas vezes, por ciúme, ele agride os recém-nascidos. Os gatinhos são muito curiosos, começando a explorar o ambiente já com sete dias de vida.

Fonte:  texto retirado da internet

7 comentários :

  1. Patricia, foi uma pena eu não ter lido esse texto antes, senão eu saberia como educar os meus gatos rsrsr. Leia estes dois textos: http://ajcardiais.blogspot.com.br/p/cronicas.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Boho Love, obrigada pela visita, e obrigada por dar a sugestão, eu particularmente não sabia, se vc quiser compartilhar a foto de seu gatinho aqui no blog, entre em contato comigo, será um prazer pra mim ! e parabéns pelo ato da adoção, adotar é tudo de bom ! Bjs

    ResponderExcluir
  3. São lindos,amei!!
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelma, obrigada pela visita, seja bem vinda !
      Realmente são lindos ! Bjs

      Excluir
  4. Eu tenho 7 gatos, verdade Patricia são 7 e me dá um baita trabalhão,mais eu amo esses felinos, a mais velha tem 12 anos e é minha diversão, bjs bjs
    http://crismaria2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, fico feliz com sua visita, seja bem vinda !
      Eu tbm tenho paixão por felinos, os meus são 4 e já dão um trabalhão rsrsr eles vivem disputando tudo, desde a espaços como carinho e atenção, mas amo muito tudo isso Bjs

      Excluir
  5. Oi linda! O seu cantinho é show!! Na verdade eu não tenho gatos mas dou assistência a alguns gatos de rua que se alimentam e dormem no pátio da minha casa. Não os adoto porque tenho cães , já estou em idade avançada e temo não dar conta. Mas tento ajudá-los de alguma maneira.
    abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014