20 novembro 2012

0

Características genéticas felinas

O gato apresenta 38 cromossomos e são conhecidas cerca de 200 patologias associadas, muitas delas comuns aos seres humanos. O projeto "Genoma do Gato" do Laboratory of Genomic Diversity, pretende descobrir seu genoma.
Existe uma crença de que os gatos brancos de olhos de cada cor, característica conhecida por heterocromia, cujos portadores são denominados gatos de olhos ímpar.Isto está certo em parte, já que há uma maior probabilidade de gatos com essas características serem também surdos, mas este fato não é determinante.

Gata com heterocromia, anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor.

A cor branca dos gatos se deve à ausência de melanina em sua pele e pelos. Há quatro modos de um gato ser da coloração branca "sólida": ser homozigótico para o alelo K (albino de olhos azuis) ser homozigótico para o alelo C que é (albino de olhos vermelhos); ser homozigótico para o alelo S ( mancha branca); ou possuir o alelo W (do gene branco predominante) no seu cariótipo.
O gene da surdez é o próprio dos gatos brancos, chama-se alelo W, e é o causador da coloração branca e da surdez aos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só o são os que representam o tal gene. O gene W faz com que o gato seja branco, ainda que seus genes digam que ele é um gato escuro, este gene tem a peculiaridade de "mascarar" o resto das colorações para faze-los brancos. Além disso, estes gatos só tem os olhos azuis ou verdes. Outra características genética é o fato de, em alguns animais, os dentes caninos da mandíbula inferior serem proeminentes, semelhantemente ao observado nos fósseis do tigre-dentes-de-sabre.



Pelagem:
Uma gata de pelagem tricolor.

Em respeito às cores, os gatos podem ter uma única coloração, como os completamente brancos ou pretos, que só tem pelos contrastantes soltos em algumas partes do corpo. Também podem ter duas cores, como o branco e preto (típico gato-vaca), branco e laranja, pardo e branco, ou cinza e branco. Podem possuir um padrão de cores tigrado em laranja, pardo e branco; em tons cinza e alaranjados (gatos romanos), com o pelo de uma só cor em toda a sua extensão ou de dois tipos de cores (as extremidades diferentes do resto do corpo). Também podem ter um padrão de cor siamês com cores mais escuras na face, rabo, patas e orelhas. Outro tipo de coloração é a tricolor, como, por exemplo, branco, laranja e preto. As gatas costumam ter os pelos mais lustrosos e brilhantes do que os machos, em contra partida elas costumam soltar mais pelos do que os gatos, principalmente nos períodos do início do cio. Os gatos tricolores ou de até quatro cores são normalmente fêmeas; quando são machos, são estéreis. Em contrapartida, os gatos romanos laranjas são em sua maioria machos, porém é possível deparar-se com fêmeas. O tipo de pelo vai desde o muito curto (como o Sphynx, cujo pelo é quase invisível), o encaracolado (no caso do Devon rex), o pelo curto normal com uma cor somente ou com pontas de outras cor, o pelo semi-longo, até o pelo mais longo procedentes das cruzas com o Bosque da Noruega, Persa ou qualquer outra raça de pelo longo.

Informações retiradas de: Wikipédia, a enciclopédia livre.


                                                

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014