16 dezembro 2012

0

QUIMERISMO


O médico veterinário Ricardo Henrique Santos Silva, da Zen Pet, em entrevista exclusiva ao R7 explica o mistério da gatinha Vênus que encantou a todos com sua pelagem tão especial:
- A quimera genética ou quimerismo acontece quando dois óvulos fecundados se fundem nos primeiros momentos da gestação. O resultado disso é que o embrião será formado a partir de dois grupos de células com material genético distinto. Assim, seria possível, por exemplo, que um mesmo indivíduo possua células do primeiro óvulo fecundado nos cabelos e células do segundo óvulo na pele. Isso significa que, durante a gestação, um embrião absorveu o outro, dando origem a um filhotinho só.

Quando essa absorção acontece logo no início da gestação — provável caso da Venus — dificilmente o fenômeno traz problemas de saúde para o bichinho. Quanto mais tarde a absorção acontece, mais complicado vai ficando o estado do animal afetado por ele.


Não é um evento muito comum, mas como já pudemos ver, acontece, inclusive com cães. Apesar da aparência exuberante, os quimera podem levar uma vida absolutamente normal.

Dr. Ricardo continua:
- No caso da gatinha Venus, as características distintas da cor dos olhos e dos pelos acontecem justamente porque esses traços díspares são expressos por dois grupos de células diferentes.


Gata de duas cabeças passou pelo mesmo fenômeno que deixou Vênus com a pelagem meio a meio; em maior grau, como foi o caso de Duas Caras, o quimerismo é perigoso levando a morte pouco tempo após o nascimento.
Reportagem completa, AQUI


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014