Síncope é o termo médico (sinônimo) para "desmaiar" ou "desfalecer".
Síncope, ou desmaio, é a perda súbita e transitória da consciência e consequentemente da postura, devido à isquemia cerebral transitória generalizada (redução na irrigação de sangue para o cérebro). Existe sempre recuperação espontânea da consciência na síncope.
Animais idosos são mais propensos, porém pode ocorrer em qualquer fase da vida do animal.
São muitos os fatores que contribuem para a Síncope por esta razão diagnosticar a causa exata pode ser muito difícil.
Síncope é um sintoma de doença que geralmente é relacionada à doença neurológica ou neuromuscular, distúrbio metabólico, acidente vascular cerebral, doença cardíaca ou doença óssea. Síncope pode ser o resultado de distúrbios como a epilepsia, ou de doenças como a narcolepsia ou cataplexia. Existem dezenas de doenças e condições que podem causar síncope (desmaios).
Algumas das mais comuns incluem:
-Anomalias cardíacas
-Encefalopatia hepática (uma perturbação no funcionamento do cérebro causada por doença hepática ou deformidade do fígado )
-Hipocalcemia, ou níveis baixos de cálcio no sangue
-Hipoglicemia , ou açúcar no sangue
-Reação à droga
-Doenças neuromusculares, como a miotonia congênita ou miastenia gravis
-Hipocalemia, ou baixos níveis de potássio no sangue
-Doenças endócrinas, como a doença de Addison ou Doença de Cushing
A síncope pode ser confundida com episódios de fraqueza intermitente ou convulsões, por isso seu veterinário vai precisar que você faça o seu melhor para descrever, em detalhes, o episódio de desmaio, informe:
como o desmaio começou
o que seu cão estava fazendo no momento
onde ele estava fazendo isso
que outros sintomas ocorreram simultaneamente
quanto tempo o desmaio durou
se vem fazendo ou fez uso de alguma droga
a freqüência com que ocorre este evento.
Desta forma estará ajudando ao médico diferenciar entre ataques de síncope, fraqueza episódica e convulsões verdadeiras. (filmar o animal durante um ataque pode ajudar muito o veterinário no diagnóstico).
Coisas a serem observadas num animal que desmaia:
Preste atenção ao nível de energia do animal e de seu interesse em atividades. Preste atenção ao apetite do seu pet e os níveis de sede, bem como a sua capacidade de respirar normalmente.Informe o seu veterinário, se a língua, membranas e mucosas mudaram de cor, se o seu animal estava tossindo antes do desmaio, se o desmaio foi acompanhado de movimentos físicos, como a perna remando, vocalizações, vômitos, micção, defecação, além de cegueira e surdez provisória. Anote se percebeu um comportamento anormal que pode ocorrer antes ou depois do desmaio. Alguns animais antes da crise podem apresentar um andar cambaleante, náuseas e vômitos
A Síncope em cães, gatos é muitas vezes associada ao esforço físico ou excitação. O evento em si pode ser caracterizada por fraqueza nos membros traseiros ou colapso repentino, queda em decúbito lateral, enrijecimento dos membros anteriores, uma postura encurvada com a cabeça erguida para trás, e micção . Vocalizações são comuns, no entanto, contrações involuntárias, convulsões faciais, e defecação são mais raras. Podem ocorrer também cegueira e perda da audição temporária. O animal costuma apresentar um comportamento estranho antes e após a crise
Como vimos o desmaio num cão/gato, não é uma doença em si, mas o sintoma de que algo não vai bem com seu bichinho, logo é fundamental que o animal após passar por um episódio de desmaio (Síncope) seja levado a uma clínica e examinado por um veterinário.
Alguns exames deverão ser solicitados, como Eletrocardiograma, Holter, RX do tórax/coluna, exames laboratoriais, avaliação neurológica etc...
Mudança para uma alimentação natural balanceada pode ser sugerida.
Fontes pesquisadas para este post:
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !