06 abril 2013

19

Cães e gatos podem estranhar mudanças de ambientes; saiba o que fazer

Ana e Verônica precisaram criar estratégias para que os animais se adaptassem ao novo ambiente. (Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press)

Mudar-se para uma casa nova é sempre complicado. Se integrar a um novo lar pode ser um desafio para qualquer família, mas a situação se agrava quando há um animal doméstico envolvido na mudança. Os problemas de adaptação podem levar os bichinhos a rejeitarem o local novo ou a desaprender velhos hábitos ensinados pelos tutores. Ter paciência e cuidado é essencial para que a transição ocorra de forma mais tranquila para os animais.
Raquel Quirino, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DFMA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), explica que a adaptação pode ser complicada para gatos e cachorros. “Com gatos, depende muito da personalidade deles. Se o seu gato for um daqueles que se escondem quando chega uma pessoa estranha na casa, vai ser mais difícil”. Ela conta que é da natureza do animal ser bastante territorialista e, por isso, ter dificuldades a se adaptar a novos lugares. “Já com o cachorro pode ser mais fácil, já que o animal é mais ligado às pessoas do que ao local”. Se a família se mudar junto e a nova casa não for muito diferente da anterior, para os cães a mudança pode ocorrer sem muito stress.
Para aliviar a dificuldade dos felinos que não conseguem se adaptar a ambientes estranhos, uma dica é levar objetos familiares ao animal para a nova casa. “Um lugar novo representa uma ameaça ao animal, portanto eles ficam mais ariscos, agressivos. Trazer um cheiro que o gato já conheça ajuda na adaptação”, ressalta a professora da UFRPE. É preciso ficar de olho nos gatinhos, que podem perder o apetite por conta da agonia da mudança. Evitar grande movimentação de pessoas novas na casa e liberar os espaços da casa para o gato gradualmente, ir fazendo o reconhecimento de um cômodo por vez, pode ajudar a fazer o animal a se sentir menos nervoso. “Temos que lembrar que os animais podem ter o ímpeto de fugir, de voltar pra o lugar anterior, então colocar telas de proteção no lar novo pode evitar que isso aconteça”.
Já os cachorros podem perder suas referências anteriores e precisam de tempo para reconhecer o espaço. Se o ambiente for muito diferente do anterior – de uma casa com grande quintal para um apartamento pequeno e fechado, por exemplo – o animal pode sofrer. “Se o cão é acostumado a ter uma área grande e livre, vai ser difícil se mudar pra um lugar pequeno. O tutor precisa se comprometer a sair pra passear com ele diversas vezes por dias. Se isso não acontecer, o animal pode passar a focalizar sua energia para danificar, destruir coisas e fazer sujeira, por exemplo. Sua personalidade também pode mudar nesses casos”, afirma Raquel Quirino. Velhos hábitos também podem ser esquecidos com a mudança. “Para cães, é preciso um processo de reeducação do local do sono e de suas necessidades. Para os gatos essa parte pode ser mais simples, se ele for, por exemplo, acostumado a utilizar a caixa de areia. Daí é só levá-la ao novo local”.
Ana Melo, moradora do Recife, passou por um desses casos dificultosos. “Eu tinha um gato e minha companheira uma cadelinha. Decidimos morar juntas e eu fui com meu gato para a casa delas. No início foi bem complicado, ele não encontrava lugar, pois o território era completamente dominado pela cadela. Aos poucos fomos respeitando o espaço que ele encontrou… a área de serviço”. Já que o gato se sentia ameaçado em transitar pela casa, ela conta que evitava deixar muitos objetos no quarto e na área de serviço, para que ele se sentisse mais a vontade.
Depois, ao se mudarem para um novo apartamento, Ana e Verônica Ferreora, já familiarizadas com a dificuldade de adaptação, utilizaram uma técnica para reduzir essa separação de território. “Levamos o gato primeiro ao apartamento e a cadelinha depois. Assim ele iria conhecer o lugar, demarcar e se sentir mais seguro. Deu certo! Hoje tanto o gato quando a cadelinha circulam bem no ambiente e dividem o mesmo espaço, mas cada um ainda tem seus lugares preferidos que o outro não chega muito perto”. Quando questionada sobre uma fórmula que pode ajudar a mudança ser menos problemática, Ana sintetiza as dicas que deram certo para ela. “Com a gente funcionou tentar entender a personalidade de cada um dos animais e tentar respeitar dentro das possibilidades do imóvel, do ambiente e também da disposição dos tutores”.

19 comentários :

  1. Eu me mudei 2 vezes com a Mily levei suas coisas e ela se adptou muito bem graças a Deus kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, sorte sua viu ! aqui em casa eu vivo mudando as coisas de lugar, e quando meus gatos veem a mudança eles ficam muito desconfiados rsrs parecem até que tem medo de chegar perto das coisas então eu acho que se eu precisar mudar, vou passar apuros com eles rsrs bjs

      Excluir
  2. Quando eu mudei a Mily cheirava tudo mas quando ela viu que era as mesmas mobílias com a qual ela estava acostumada depois foi normal.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    eu tenho um gato desde o natal, já tinha 5 meses quando veio para minha casa, e sim , no inicio notei que ele estava sempre a cheirar tudo, escondia-se...deve ter estranhado a mudança.
    Ainda bem que encontrei aqui a explicação para essa minha duvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, que bom poder ter ajudado de alguma forma.
      Abraços.

      Excluir
  4. Oi Patricia
    vi q vc esta seguindo meu blog obrigada!
    amei o seu.eu to c problema na net e n posso t seguir agora, to postando pelo cel e n consigo visualizar p t seguir mas assim q der o farei.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane, obrigada pela visita, seja bem vinda !
      Bjus

      Excluir
  5. Oi! Eu também gosto muito de gatos .Agora no momento não tenho nenhum .O meu lindo gato foi roubado.Boas dicas.Adorei sua visita e estou te seguindo.Beijo
    Volte sempre terei prazer em recebe-la

    ResponderExcluir
  6. Oi Arlete, obrigada pela visita, seja bem vinda !
    Fiquei triste em saber que seu gato foi roubado, eu amo meus bebes , acho que se acontecesse algo parecido comigo, ai nem sei, não gosto nem de pensar, é muito triste.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Vim conhecer seu outro blog, ooooounci eu amei *-*
    tão fofo e os gatinhos são lindos! eu amo animais, bom encontrar isso aqui (:
    to te seguindo aqui também :}
    aah, postagem importante, gostei :D
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lane, obrigada pela visita, seja bem vinda !
      Eu amo gatos, meus 4 bebes são minha vida.
      Bjs

      Excluir
  8. Patricia Carla, muito bem feito esse seu blog. Super esclarecedor. Adorei e já o estou seguindo.
    Parabéns à gateira, kkk!
    Bjoss
    Manoel

    ResponderExcluir
  9. Oi Pat te convido a participar dessa Tag que me foi enviada, é muito legal e interessante.
    Beijos pra vc minha querida!!!

    http://fofuxeart.blogspot.com/2013/05/one-lovely-blog-award-tag.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natacha, obrigada pela visita, seja bem vinda !
      Obrigada pela convite, será um prazer.
      Bjs

      Excluir
  10. Olá Patricia, eu não sabia que você seguia meu cantinho, então vim retribuir, amo gatos, acho eles muito fofinhos e aqui vou aprender a cuidar por que na minha casa eu quero pelo menos 2 rs
    bjos :)
    http://honrandoochamado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá conheci seu blog através de uma amiga e irmã em Cristo.
    Suas postagens são interessantes, esclarecedoras e de um modo geral irá produzir muitos frutos.
    Continue nesta linda missão, pois a sua recompensa é grande!

    A propósito se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    ─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
    ─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
    ─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

    Que Deus te abençoe e te guarde!

    P.S. Recomendo o blog do irmão J.C. de Araújo, mensagens abençoadoras, atuais e polêmicas...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Em Cristo,
    ***Lucy**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, obrigada pela visita, seja bem vinda !
      Será um prazer conhecer o seu cantinho.
      Um grande abraço e um bom fim de semana.

      Excluir

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014