19 dezembro 2012

4

Cresce pressão pela proibição da venda de cosméticos testados em animais


19 de dezembro de 2012 às 6:00


Desde 11 de março de 2009 a experimentação animal em produtos e ingredientes cosméticos produzidos na União Europeia (UE) é proibida, mas os produtos testados desta forma fora da UE ainda podem ser vendidos. Uma boa notícia publicada recentemente é que uma proibição total, que vinha sendo previamente ameaçada, pode estar a caminho.
Testes em animais para produtos e ingredientes cosméticos são proibidos na UE desde 11 de março de 2009. Três tipos de experimentos em animais foram isentos da proibição, e empresas têm a possibilidade de realizar os seus testes em animais em países fora da UE. Uma proibição total da importação e da venda de cosméticos testados em animais foi agendada para março de 2013, mas a proibição tem sido ameaçada de ser adiada e de continuar a conter uma variedade de exceções.
A Coligação Europeia para o Fim da Experimentação Animal (ECEAE) tem trabalhado contra tal adiamento e contra possíveis exceções na legislação. No dia 18 de outubro deste ano, representantes de diversas organizações de proteção animal em toda a Europa entregaram mais de 240 000 assinaturas contra testes de cosméticos em animais para o Parlamento da UE em Bruxelas, para que não haja mais exceções e atraso e que testes de cosméticos em animais acabe. Parece que tal movimento trouxe boas notícias para o futuro.

O novo Comissário Europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor Tonio Borg, tanto em sua admissão como comissário quanto em recente carta à PETA, declarou que vai trabalhar para que a proibição entre em vigor como previsto, em março de 2013, e que nenhuma exceção seja admitida.
Se o Comissário Borg mantiver a sua declaração, isso significa que nenhum produto cosmético ou de higiene pessoal testado em animais poderá ser vendido na UE a partir de março do próximo ano.
Milhares de coelhos, cobaias e ratos serão isentos de serem submetidos à injeções e gases, de serem alimentados à força e mortos devido aos cosméticos vendidos na UE. Mas não seria a primeira vez que uma promessa política não seria mantida, por isso a ECEAE pede para que cidadãos interessados continuem assinando a petição. A petição em português pode ser vista aqui (cidadãos não europeus, incluindo brasileiros, podem assinar).
As informações são da organização sueca de direito e proteção Animal Djurens Rätt.

4 comentários :

  1. Oi, a cara nova do blog tambem ficou uma graça, mais o que faz brilhar mesmo são os 4 lindinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia.
    Que blog lindo!!!
    Adorei os bebes. Todos são lindos, dá para ver que são bem tratados e muito amados. Fico feliz, gostaria que todos os animais tivessem essa mesma sorte que os teus e os meus tem.
    A carinha da Nina não tem preço, que coisa linda.
    Beijos amiga.
    Desejo um Feliz Natal para toda turma, inclusive aos humanos.
    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô, fiquei feliz que você tenha vindo nos visitar, seja muito bem vinda ! Obrigada pelo carinho !
      A Nina eu não tenho nem palavras pra dizer sobre ela, ela é única, é a minha pequena que amo muito !
      Um Feliz Natal a você e as suas duas famílias, a família de humanos e a família de felinos, que Deus abençoe a todos !
      Beijinhos meu Patricia, e muitos ronronrons da Nina, Borys, Kadu e Simba .

      Excluir

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014